<b>Concepção de texto dissertativo para professores de História</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v25i2.2173

  • Renilson José Menegassi UEM
  • Maria de Fatima Pereira de Sena UEM

Résumé

A pesquisa estudou como professores de História, da 7.ª série do Ensino Fundamental, desenvolvem as atividades de produção de texto dissertativo/argumentativo, atualmente sugeridas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Com o objetivo de constatar qual a concepção de texto dissertativo para esses profissionais, foram observados dois professores de História da rede pública do Paraná, suas aulas, seus materiais didáticos e suas formas de avaliação dos textos produzidos. Os resultados das análises demonstraram que os professores de História não apresentam uma adequação ao conceito de dissertação, por dois motivos: a) desconhecimento das tipologias textuais e de suas formas de abordagem; b) apego excessivo a textos de caráter informativo. Dessa forma, constatou-se que há, nesse caso, uma visão redutora da escrita, que a concebe apenas como meio de avaliação. Nessa perspectiva, observa-se a necessidade de esses profissionais serem qualificados com estudos sobre produção de texto

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Renilson José Menegassi, UEM
Relizou seu curso de Mestrado em LingÜística na Universidade Federal de Santa Catarina, investigando os processos de leitura em sala de aula. No curso de Doutorado em Letras, realizado na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis), investigou os processos de revisão e reescrita em textos de alunos do curso de Letras. Sua linha de pesquisa é a do Ensino e Aprendizagem de Línguas, enfatizando-se a leitura e a escrita em situação de ensino. Coordena o Grupo de Pesquisa Interação e Escrita no Ensino e Aprendizagem (UEM/CNPq), cuja página eletrônica apresenta toda sua produção, assim como a dos membros do grupo: www.escrita.uem.br. Atua na graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá e no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição. É, também, membro do Comitê Assessor de Lingüística e Letras da Fundação Araucária, no estado do Paraná Currículo Lattes
Publiée
2008-04-15
Comment citer
Menegassi, R. J., & Sena, M. de F. P. de. (2008). <b>Concepção de texto dissertativo para professores de História</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v25i2.2173. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 25(2), 221-232. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v25i2.2173
Rubrique
Literatura e Linguística