<b>Educação e mudança social em Fernando de Azevedo</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v25i1.2199

  • Maria José de Rezende UEL
Palavras-chave: educação, democracia, mudança social, sociedade urbano-industrial

Resumo

A industrialização, de modo geral, teria possibilitado no mundo todo, segundo Fernando de Azevedo, o florescimento de sociedades pautadas nos ideais de liberdade, de igualdade e de cooperação. Ele indagava se era possível criar no Brasil uma civilização urbano-industrial que potencializasse a emergência e a sedimentação daqueles princípios. Em um país em que a tradição política e cultural tendia a emperrar o desenvolvimento daqueles valores, não se devia supor que a modernização econômica, por si mesma, traria no seu bojo um novo padrão de organização social. A elaboração de uma política educacional voltada para a valorização da escola pública e universal teria, para ele, papel essencial no processo de evolução social à medida que somente ela poderia ser, de fato, o fermento da transformação democrática da sociedade brasileira

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Biografia do Autor

Maria José de Rezende, UEL
possui graduação em pela Universidade Estadual de Londrina (1985), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, mudança social, desigualdade, cultura e estado Currículo Lattes
Publicado
2008-04-15
Como Citar
Rezende, M. J. de. (2008). <b>Educação e mudança social em Fernando de Azevedo</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v25i1.2199. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 25(1), 73-85. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v25i1.2199
Seção
Educação