Relativismo epistêmico, relativismo antropológico: reflexões sobre a produção do pensamento no âmbito das contribuições da antropologia
Resumo
Partindo do ponto de vista relativista adotado pelos antropólogos como uma condição central para sua abordagem da alteridade, essa reflexão estende-se no sentido de refletir sobre iniciativas de antropólogos surgidas com o intuito de usar ferramentas da disciplina com a finalidade de pensar a produção de conhecimento no interior da antropologia e mesmo em outros contextos disciplinares. A partir daí busca-se apontar alguns desdobramentos decorrentes desse tipo de abordagem antropológica e procura-se problematizar questões resultantes da transposição do relativismo aplicado ao estudo das culturas para o relativismo aplicado à produção de conhecimento e ciênciaDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.