Relativismo epistêmico, relativismo antropológico: reflexões sobre a produção do pensamento no âmbito das contribuições da antropologia

  • Eliane Sebeika Rapchan UEM

Resumen

Partindo do ponto de vista relativista adotado pelos antropólogos como uma condição central para sua abordagem da alteridade, essa reflexão estende-se no sentido de refletir sobre iniciativas de antropólogos surgidas com o intuito de usar ferramentas da disciplina com a finalidade de pensar a produção de conhecimento no interior da antropologia e mesmo em outros contextos disciplinares. A partir daí busca-se apontar alguns desdobramentos decorrentes desse tipo de abordagem antropológica e procura-se problematizar questões resultantes da transposição do relativismo aplicado ao estudo das culturas para o relativismo aplicado à produção de conhecimento e ciência

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Eliane Sebeika Rapchan, UEM
ELIANE SEBEIKA RAPCHAN CONCLUIU O DOUTORADO EM CIENCIAS SOCIAIS PELA UNICAMP (2000) E O POS-DOUTORADO NO IP-USP (2005) CONSOLIDANDO SUA CARREIRA NA DEDICAÇÃO À PESQUISA EM TEORIA ANTROPOLÓGICA COM ÊNFASE NA ABORDAGEM DAS RELAÇÕES NATUREZA/CULTURA E NAS RELAÇÕES (TEÓRICAS, HISTÓRICAS, EPISTEMOLÓGICAS, IDENTITÁRIAS E OUTRAS) ENTRE A ANTROPOLOGIA SOCIOCULTURAL E AS BIOCIÊNCIAS, EM ESPECIAL A PRIMATOLOGIA, A ANTROPOLOGIA BIOLÓGICA E A ETOLOGIA, À LUZ DA ANTROPOLOGIA DA CIÊNCIA, DAS IDÉIAS E DO CONHECIMENTO, DESDE 2001. PARA TAL FIM, RECEBEU RECURSOS DO CNPQ (MODALIDADE APQ) ENTRE 2002-3. NO BOJO DESSA MESMA ABORDAGEM DE PESQUISA, HÁ TRABALHOS EM DESENVOLVIMENTO COM O INTUITO DE ANALISAR AS RELAÇÕES ENTRE HUMANOS E ANIMAIS A PARTIR DE REGISTROS ETNOGRÁFICOS, OBSERVANDO HÁBITOS, CRENÇAS E PRÁTICAS CULTURAIS. PARA A MESMA DIREÇÃO CONVERGE A MAIORIA DOS ARTIGOS PRODUZIDOS (3 CITAÇÕES NO SCIELO) E A PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS DIRIGIDOS A DISCUSSÕES COM ÊNFASE NA POSSIBILIDADE DE EXISTẼNCIA DE CULTURAS DE CHIMPANZÉS E NA VALIDADE DO USO DESSA EXPRESSÃO A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DA ANTROPOLOGIA SOCIOCULTURAL, NA REFLEXÃO SOBRE AS VÁRIAS DIMENSÕES POSSÍVEIS DAS RELAÇÕES ENTRE HUMANOS E ANIMAIS NÃO-HUMANOS, NAS RELAÇÕES TEÓRICAS, METODOLÓGICAS, EPISTEMOLÓGICAS E IDEOLÓGICAS ENTRE ANTROPOLOGIA E BIOCIÊNCIAS E NAS INFLUÊNCIAS DO PENSAMENTO DARWINIANO SOBRE AS CIÊNCIAS SOCIAIS. DEVIDO A IMPORTÂNCIA E ACESSIBILIDADE, DESTACA-SE DENTRE ELES O CICLO: PENSAMENTO DARWINIANO E AS CIÊNCIAS SOCIAIS REALIZADO NO IEA-USP EM 2007 E QUE PODE SER VISTO NA ÍNTEGRA NO ENDEREÇO: www.iea.usp.br/iea/online/midiateca/filosofiadaciencia/v070524_700/web/Script/index_NN.htm. DENTRE AS 23 ORIENTAÇÕES E CO-ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS (INICIAÇÃO CIENTÍFICA, GRADUAÇÃO E MESTRADO) TAIS ÊNFASES DE PESQUISA TEM CONTRIBUÍDO OU PARTICIPADO, MESMO QUANDO DE FORMA INDIRETA. A PESQUISADORA É MEMBRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA (ABA) E PARTICIPA DE DOIS GRUPOS DE PESQUISA DO CNPQ: PSICOETOLOGIA E LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ANTROPOLOGIA (LAPA). É TAMBÉM PESQUISADORA ASSOCIADA DO LABORATÓRIO DE ESTUDOS EVOLUTIVOS HUMANOS (LEEH) DO IB-USP Currículo Lattes
Publicado
2008-04-25
Cómo citar
Rapchan, E. S. (2008). Relativismo epistêmico, relativismo antropológico: reflexões sobre a produção do pensamento no âmbito das contribuições da antropologia. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 24, 261-270. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v24i0.2448
Sección
Ciências Sociais