<b>A influência do marketing social corporativo na identidade corporativa: um estudo nas indústrias de alimentos do Paraná

  • Patricia Soares Azoline Corrêa Petrobrás, S.A.
  • Francisco Giovanni David Vieira Universidade Estadual de Maringá
  • Edson Roberto Scharf Fundação Universidade Regional de Blumenau
Palavras-chave: marketing social corporativo, identidade corporativa, indústria de alimentos, Paraná, Brasil

Resumo

Marketing social corporativo (MSC) é um conceito que reúne atuação social e ferramentas de marketing. Implica que corporações compartilhem valor com seus públicos por meio da divulgação de programas sociais que desenvolvem, em um processo que gera benefícios para as causas sociais e para as próprias empresas. Este artigo aborda a influência do MSC na identidade corporativa das grandes indústrias do setor alimentício do estado do Paraná. Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa, utilizando-se entrevistas com gestores de marketing e de responsabilidade social, e pesquisa documental em veículos de comunicação. Os dados apontam que a comunicação das indústrias é direcionada aos stakeholders e são utilizados veículos específicos para esse fim, principalmente impressos. Os gestores acreditam terem obtido resultados, como fortalecimento na marca corporativa e maior abertura de mercado, porém ainda não possuem isso de forma mensurada.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Soares Azoline Corrêa, Petrobrás, S.A.
Graduada em Comunicação Social pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), Mestre em Administração pela UEM (Universidade Estadual de Mairngá), Profissional de Comunicação Social da Petrobrás S.A., Itajaí, Santa Catarina.
Francisco Giovanni David Vieira, Universidade Estadual de Maringá
possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (1991), doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), e realizou estágio de pós-doutorado em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas, São Paulo (2007). É professor da Universidade Estadual de Maringá, editor-chefe da Revista Interdisciplinar de Marketing (UEM), editor associado para a área de Estudos de Marketing dos Cadernos EBAPE.BR (FGV-Rio), membro da Academy of Marketing (UK) e coordenador do GIPEM (Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing - UEM/CNPq). Foi professor visitante da Universidade Federal de Lavras (2008) e membro do Comitê Científico da Divisão de Marketing da ANPAD (2009-2010). Atua na área de Administração, com ênfase em Marketing, e tem interesse nos seguintes temas: práticas de marketing, gestão de mercado, cultura e consumo, comportamento do consumidor, marketing social corporativo e produção acadêmica em marketing no Brasil.
Edson Roberto Scharf, Fundação Universidade Regional de Blumenau
Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB (Universidade Regional de Blumenau).
Publicado
2016-06-24
Como Citar
Corrêa, P. S. A., Vieira, F. G. D., & Scharf, E. R. (2016). <b&gt;A influência do marketing social corporativo na identidade corporativa: um estudo nas indústrias de alimentos do Paraná. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 38(1), 13-24. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v38i1.28040
Seção
Administração