<b>O diário: uma representação polifônica do <i>Eu</i>. Reflexões sobre a obra <i>O diário</i>, de Anne Frank

  • Jorge Manuel Passos Martins Universidade do Minho
  • Fernando Azevedo Universidade do Minho
Palavras-chave: diário, Ideologia, valores

Resumo

O artigo explicita o conceito de diário, remetendo a sua origem para os gêneros de cariz confessional. Enquanto expressão literária, esse gênero textual parece abalar as convenções da construção ficcional. É sob esta luz que os autores analisam a obra O Diário, de Anne Frank. Escrito pela conhecida adolescente judia, a obra tece um conjunto de considerações pessoais e familiares, mas também políticas, sociológicas e ideológicas sobre os lugares do homem no mundo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Manuel Passos Martins, Universidade do Minho

Doutorado em Estudos da Criança, na especialidade de Literatura para a Infância.

A realizar pós-doc na Universidade do Minho.

Investigador efectivo do Centro de Investigação em Estudos da Criança.

Fernando Azevedo, Universidade do Minho

Fernando Azevedo é Professor Associado com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho, onde é o responsável pela regência de unidades curriculares de pós-graduação nas áreas da Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores. É Doutor em Ciências da Literatura e membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), integrando igualmente o Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ) e a Rede Internacional de Universidades Leitoras (RIUL). Pertence à Comissão de Especialistas do Plano Nacional de Leitura. Possui obras publicadas nos domínios da hermenêutica textual, literatura infantil e formação de leitores.

Para informação mais detalhada:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=2534154027031731

Publicado
2016-06-24
Como Citar
Martins, J. M. P., & Azevedo, F. (2016). <b>O diário: uma representação polifônica do <i>Eu</i>. Reflexões sobre a obra <i>O diário</i&gt;, de Anne Frank. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 38(1), 105-114. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v38i1.29667
Seção
Literatura