<b>O diário: uma representação polifônica do <i>Eu</i>. Reflexões sobre a obra <i>O diário</i>, de Anne Frank

  • Jorge Manuel Passos Martins Universidade do Minho
  • Fernando Azevedo Universidade do Minho

Resumen

O artigo explicita o conceito de diário, remetendo a sua origem para os gêneros de cariz confessional. Enquanto expressão literária, esse gênero textual parece abalar as convenções da construção ficcional. É sob esta luz que os autores analisam a obra O Diário, de Anne Frank. Escrito pela conhecida adolescente judia, a obra tece um conjunto de considerações pessoais e familiares, mas também políticas, sociológicas e ideológicas sobre os lugares do homem no mundo.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Jorge Manuel Passos Martins, Universidade do Minho

Doutorado em Estudos da Criança, na especialidade de Literatura para a Infância.

A realizar pós-doc na Universidade do Minho.

Investigador efectivo do Centro de Investigação em Estudos da Criança.

Fernando Azevedo, Universidade do Minho

Fernando Azevedo é Professor Associado com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho, onde é o responsável pela regência de unidades curriculares de pós-graduação nas áreas da Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores. É Doutor em Ciências da Literatura e membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), integrando igualmente o Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ) e a Rede Internacional de Universidades Leitoras (RIUL). Pertence à Comissão de Especialistas do Plano Nacional de Leitura. Possui obras publicadas nos domínios da hermenêutica textual, literatura infantil e formação de leitores.

Para informação mais detalhada:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=2534154027031731

Publicado
2016-06-24
Cómo citar
Martins, J. M. P., & Azevedo, F. (2016). <b>O diário: uma representação polifônica do <i>Eu</i>. Reflexões sobre a obra <i>O diário</i&gt;, de Anne Frank. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 38(1), 105-114. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v38i1.29667
Sección
Literatura