<b>A desindustrialização na região Sudeste

  • José Alderir da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Palavras-chave: indústria de transformação, economia regional, São Paulo.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar a evolução da indústria de transformação na região Sudeste e, por sua vez, em seus estados - Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo -, no período 2002-2014. Além disso, ao realizar essa análise, busca observar se o processo de desindustrialização em vigor no Brasil pode ser explicado pela trajetória da indústria de transformações na região Sudeste. Para a análise, serão utilizados os indicadores clássicos da desindustrialização. Com efeito, ao se conferir os dados, foi observado que a indústria de transformação da região Sudeste perdeu participação em termos de valor adicionado e de emprego nos indicadores nacionais. Essa perda, porém, se tem concentrado no estado de São Paulo, o que configura um processo de desindustrialização regional regressiva ‘positiva’, uma vez que ocorreu a desconcentração da produção industrial na região.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Alderir da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Mestre em Economia pela Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Asistente da Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA).
Publicado
2017-12-27
Como Citar
Silva, J. A. da. (2017). <b&gt;A desindustrialização na região Sudeste. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 39(3), 305-315. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v39i3.35714
Seção
Economia