A natureza das pressuposições sobre concepções de mundo entre professores de ciência na Itália e no Brasil

  • Milena Bandiera UNIVERSIDADE ROMA TRE
  • Marcos Cesar Danhoni Neves UEM
  • Matilde Vicentini UNIVERSIDADE LA SAPIENZA
Palavras-chave: concepções de mundo, diferenças culturais, ciências, pseudociências

Resumo

O presente trabalho empresta seu título de um artigo anterior que relata as pressuposições sobre a visão de mundo de professores de ciências de Botswana, Indonésia, Japão, Nigéria e Filipinas. Propôs-se colocar a questão sob a mesma investigação na forma: “os professores do mundo ocidental mantêm similarmente as mesmas visões ou concepções de mundo que aqueles dos países citados?”. Para que fosse possível a comparação, utilizou-se o mesmo questionário, embora com certas adaptações para os contextos italiano e brasileiro. Dois pontos positivos emergiram de nossa investigação: no primeiro, os professores de ciências na Itália e no Brasil mantêm uma multiplicidade de concepções de mundo que coexistem com aquelas consideradas científicas; no segundo ponto, emergiu o fato de que existem algumas diferenças entre a amostra italiana e a de todos os outros países citados: mais professores italianos aceitam asserções científicas (ou pseudocientíficas) e rejeitam asserções de origem mágico-mistérica, religiosa, espiritista e parapsicológica (nesta ordem). Poderíamos atribuir esta diferença ao contexto cultural?

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Biografia do Autor

Marcos Cesar Danhoni Neves, UEM
Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1983), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Possui uma especialização em educação e divulgação científica pelo MASHAV-Jerusalém (Israel - 1991/92). Realizou estágio de pós-doutoramento no "Laboratorio di Didattica delle Scienze" no Dipartimento di Fisica da Università degli Studi di Roma "La Sapienza", Itália (1995/96). Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual de Maringá. Coordenou inúmeros projetos envolvendo as agências FINEP, CNPq, CAPES e ARAUCÁRIA (SPEC, PROCIÊNCIAS, PROIN, MUSEUS DE CIÊNCIA). Tem experiência na área de Educação e Divulgação Científica, Alfabetização Científica, Linguagem Verbo-Visual aplicada à divulgação da Ciência, História, com ênfase em História e Epistemologia das Ciências. Foi Secretário da SBPC-PR entre 2004-2006 e é, atualmente, até a gestão de 2008. Coordena o Planetário CIRCUS STELLARIUM da Universidade Estadual de Maringá. Coordenou no Estado do Paraná as três edições da SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Coordena o Programa de Mestrado Acadêmico de Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá desde 2003 Currículo Lattes
Publicado
2008-07-02
Como Citar
Bandiera, M., Neves, M. C. D., & Vicentini, M. (2008). A natureza das pressuposições sobre concepções de mundo entre professores de ciência na Itália e no Brasil. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 21, 97-106. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v21i0.4191
Seção
Educação