A natureza das pressuposições sobre concepções de mundo entre professores de ciência na Itália e no Brasil
Resumo
O presente trabalho empresta seu título de um artigo anterior que relata as pressuposições sobre a visão de mundo de professores de ciências de Botswana, Indonésia, Japão, Nigéria e Filipinas. Propôs-se colocar a questão sob a mesma investigação na forma: “os professores do mundo ocidental mantêm similarmente as mesmas visões ou concepções de mundo que aqueles dos países citados?”. Para que fosse possível a comparação, utilizou-se o mesmo questionário, embora com certas adaptações para os contextos italiano e brasileiro. Dois pontos positivos emergiram de nossa investigação: no primeiro, os professores de ciências na Itália e no Brasil mantêm uma multiplicidade de concepções de mundo que coexistem com aquelas consideradas científicas; no segundo ponto, emergiu o fato de que existem algumas diferenças entre a amostra italiana e a de todos os outros países citados: mais professores italianos aceitam asserções científicas (ou pseudocientíficas) e rejeitam asserções de origem mágico-mistérica, religiosa, espiritista e parapsicológica (nesta ordem). Poderíamos atribuir esta diferença ao contexto cultural?Downloads
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