A natureza das pressuposições sobre concepções de mundo entre professores de ciência na Itália e no Brasil

  • Milena Bandiera UNIVERSIDADE ROMA TRE
  • Marcos Cesar Danhoni Neves UEM
  • Matilde Vicentini UNIVERSIDADE LA SAPIENZA

Résumé

O presente trabalho empresta seu título de um artigo anterior que relata as pressuposições sobre a visão de mundo de professores de ciências de Botswana, Indonésia, Japão, Nigéria e Filipinas. Propôs-se colocar a questão sob a mesma investigação na forma: “os professores do mundo ocidental mantêm similarmente as mesmas visões ou concepções de mundo que aqueles dos países citados?”. Para que fosse possível a comparação, utilizou-se o mesmo questionário, embora com certas adaptações para os contextos italiano e brasileiro. Dois pontos positivos emergiram de nossa investigação: no primeiro, os professores de ciências na Itália e no Brasil mantêm uma multiplicidade de concepções de mundo que coexistem com aquelas consideradas científicas; no segundo ponto, emergiu o fato de que existem algumas diferenças entre a amostra italiana e a de todos os outros países citados: mais professores italianos aceitam asserções científicas (ou pseudocientíficas) e rejeitam asserções de origem mágico-mistérica, religiosa, espiritista e parapsicológica (nesta ordem). Poderíamos atribuir esta diferença ao contexto cultural?

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Marcos Cesar Danhoni Neves, UEM
Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1983), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Possui uma especialização em educação e divulgação científica pelo MASHAV-Jerusalém (Israel - 1991/92). Realizou estágio de pós-doutoramento no "Laboratorio di Didattica delle Scienze" no Dipartimento di Fisica da Università degli Studi di Roma "La Sapienza", Itália (1995/96). Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual de Maringá. Coordenou inúmeros projetos envolvendo as agências FINEP, CNPq, CAPES e ARAUCÁRIA (SPEC, PROCIÊNCIAS, PROIN, MUSEUS DE CIÊNCIA). Tem experiência na área de Educação e Divulgação Científica, Alfabetização Científica, Linguagem Verbo-Visual aplicada à divulgação da Ciência, História, com ênfase em História e Epistemologia das Ciências. Foi Secretário da SBPC-PR entre 2004-2006 e é, atualmente, até a gestão de 2008. Coordena o Planetário CIRCUS STELLARIUM da Universidade Estadual de Maringá. Coordenou no Estado do Paraná as três edições da SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Coordena o Programa de Mestrado Acadêmico de Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá desde 2003 Currículo Lattes
Publiée
2008-07-02
Comment citer
Bandiera, M., Neves, M. C. D., & Vicentini, M. (2008). A natureza das pressuposições sobre concepções de mundo entre professores de ciência na Itália e no Brasil. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 21, 97-106. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v21i0.4191
Rubrique
Educação