Olhando de longe e pensando de perto: a produção de Casa-grande & senzala e Raízes do Brasil em terras estrangeiras
Resumo
O sociólogo e antropólogo Gilberto Freyre (1900-1987), autor de Casa-grande & senzala (1933), e o historiador Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), autor de Raízes do Brasil, são considerados alguns dos principais intérpretes da sociedade brasileira, tendo produzido obras que continuam a impactar a compreensão do Brasil. Segundo alguns pesquisadores, estas foram as obras que ‘inventaram o Brasil’. Neste ensaio, busco analisar o impacto das experiências que esses autores tiveram no exterior durante o processo de produção de seus trabalhos mais conhecidos. No caso de Gilberto Freyre destaco sua formação acadêmica nos Estados Unidos, e no caso de Sérgio Buarque de Holanda, sua formação livre na Alemanha. Considero que devido às diferentes experiências acadêmicas e culturais no exterior, Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda desenvolveram distintas interpretações do Brasil. Partindo da análise de suas biografias, assim como de seus trabalhos mais conhecidos, busco destacar como que algumas das principais interpretações da sociedade brasileira só foram possíveis devido à ‘diáspora intelectual’ da qual participaram esses autores, tentando compreender as influências que incidiram em seus trabalhos.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.