<b>Quando os outros somos nós: o lugar da crítica Pós-Colonial na universidade brasileira</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v29i2.725

  • Heloisa Toller Gomes UERJ
Palavras-chave: pós-colonialismo, comparatismo, interdisciplinaridade, identidade, alteridade, representação

Resumo

O exame de questões identitárias nacionais e transnacionais, em suas formas de representação cultural, mostra-se fértil à luz dos Estudos Pós-Coloniais – área interdisciplinar de crescente importância acadêmica e de especial interesse para a crítica literária comparatista. Contradiscurso crítico em relação a matrizes interpretativas dominantes, o Pós-Colonialismo relê a produção cultural ideologicamente comprometida com o aparato colonial em seus diversos aspectos e rostos, investigando, também e principalmente, vozes discordantes e caminhos desviantes advindos, em sua maior parte, dos povos subjugados no processo da colonização européia. O presente trabalho, enfatizando a pertinência dos Estudos Pós-Coloniais na universidade brasileira, empreende uma análise contrastiva entre o colonialismo britânico (tido como o colonialismo-norma) e o português (tradicionalmente subalterno ao inglês). Neste sentido, problematizando a reflexão contemporânea pós-colonial de diversas procedências, são aqui abordadas questões de ambigüidade e de hibridez, de identidade, alteridade e representação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloisa Toller Gomes, UERJ
Possui graduação em Licenciatura Letras Anglo Germânicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1964) , especialização em Proficiency In English University Of Cambridge pela Examinations Syndicate Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa (1971) , especialização em Metodologia da Pesquisa Científica pela Sociedade de Patologia Clínica da Guanabara (1975) , especialização em Pos Doctorate Program African American Studies pela Yale University (1992) , especialização em Doctorate Program African American Studies pela Howard University (1985) , mestrado em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) , doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) , pos-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) , curso-tecnico-profissionalizante em Intensive English Program pela University of Miami (1965) e curso-tecnico-profissionalizante em Psicologia Aplicada à Educação pelo Centro Dom Vital (1966) . Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Atuando principalmente nos seguintes temas: comparativismo, Escravidão, RELAÇÕES RACIAIS. Currículo Lattes
Publicado
2008-02-25
Como Citar
Gomes, H. T. (2008). <b>Quando os outros somos nós: o lugar da crítica Pós-Colonial na universidade brasileira</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v29i2.725. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 29(2), 99-105. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v29i2.725
Seção
Literatura e Linguística