<b>Projeto qualidade no ensino público do Estado do Paraná (PQE): uma análise do malogro da qualidade total no ensino</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v32i1.4228

  • Alexandre Shigunov Neto Faculdade Central de Cristalina (FACEC)
  • Lizete Shizue Bomura Maciel UEM

Resumen

O objetivo deste trabalho é o de realizar uma análise do Projeto Qualidade no Ensino Público (PQE) à luz das propostas educacionais neoliberais, procurando, dessa forma, desmistificar o malogro da qualidade total no ensino e o simulacro da eficiência presente nas propostas educacionais do Governo do Estado do Paraná entre os anos de 1994 e 2001. Nesse sentido, pretende-se, nesta análise preliminar, questionar e ponderar sobre algumas questões, que se desdobram em inúmeras outras de extrema importância também para a compreensão do projeto hegemônico neoliberal: a transposição dos conceitos, em especial da qualidade, da área empresarial, pressupondo que a escola seja idêntica a uma empresa com fins lucrativos; que as propostas neoliberais dão grande ênfase aos aspectos econômicos, sem a preocupação com os aspectos educacionais, sociais e culturais; que mesmo na área empresarial tais conceitos não podem ser tidos como redentores de todas as mazelas organizacionais; que há tentativa de isenção do Estado com suas obrigações, repassando à comunidade a responsabilidade pelo funcionamento e manutenção da escola pública; que há tentativa de privatização da escola pública, sob o argumento da falta de qualidade e do alto custo em relação ao benefício que proporciona para a população.

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Biografía del autor/a

Alexandre Shigunov Neto, Faculdade Central de Cristalina (FACEC)
Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (1998) , especialização em Economia Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina (1999) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2002) . Atualmente é Avaliador de cursos de graduação do Ministério da Educação e Diretor de Pesquisa e Extensão da Faculdade Central de Cristalina. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, formação de professores, prática pedagógica, professores, formação pedagógica e educação Currículo Lattes
Lizete Shizue Bomura Maciel, UEM
Mestre e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho Docente e Aprendizagem Escolar - GEPAE (UEM) Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Email: newliz@uol.com.br Livros publicados: MACIEL, Lizete Shizue Bomura e PAVANELLO, Regina Maria (Orgs.). Formação de Professores e Prática Pedagógica. Maringá: EDUEM. 2002. MACIEL, Lizete Shizue Bomura & SHIGUNOV NETO, Alexandre. (Orgs.) Reflexões sobre a Formação de Professores. Campinas: Papirus, 2002. MACIEL, Lizete Shizue Bomura & SHIGUNOV NETO, Alexandre. (Orgs.) Currículo e Formação Profissional nos Cursos de Turismo. Campinas: Papirus, 2002. MACIEL, Lizete Shizue Bomura & SHIGUNOV NETO, Alexandre. (Orgs.) Desatando os nós da formação docente. Porto Alegre: Mediação, 2002. MACIEL, Lizete Shizue Bomura & SHIGUNOV NETO, Alexandre. (Orgs.) Formação de Professores: passado, presente e futuro. São Paulo: Cortez, 2004.
Publicado
2009-12-03
Cómo citar
Shigunov Neto, A., & Maciel, L. S. B. (2009). <b>Projeto qualidade no ensino público do Estado do Paraná (PQE): uma análise do malogro da qualidade total no ensino</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v32i1.4228. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 32(1), 55-61. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v32i1.4228
Sección
Educação