<b>Projeto qualidade no ensino público do Estado do Paraná (PQE): uma análise do malogro da qualidade total no ensino</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v32i1.4228
Resumo
O objetivo deste trabalho é o de realizar uma análise do Projeto Qualidade no Ensino Público (PQE) à luz das propostas educacionais neoliberais, procurando, dessa forma, desmistificar o malogro da qualidade total no ensino e o simulacro da eficiência presente nas propostas educacionais do Governo do Estado do Paraná entre os anos de 1994 e 2001. Nesse sentido, pretende-se, nesta análise preliminar, questionar e ponderar sobre algumas questões, que se desdobram em inúmeras outras de extrema importância também para a compreensão do projeto hegemônico neoliberal: a transposição dos conceitos, em especial da qualidade, da área empresarial, pressupondo que a escola seja idêntica a uma empresa com fins lucrativos; que as propostas neoliberais dão grande ênfase aos aspectos econômicos, sem a preocupação com os aspectos educacionais, sociais e culturais; que mesmo na área empresarial tais conceitos não podem ser tidos como redentores de todas as mazelas organizacionais; que há tentativa de isenção do Estado com suas obrigações, repassando à comunidade a responsabilidade pelo funcionamento e manutenção da escola pública; que há tentativa de privatização da escola pública, sob o argumento da falta de qualidade e do alto custo em relação ao benefício que proporciona para a população.Downloads
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