<b>Projeto qualidade no ensino público do Estado do Paraná (PQE): uma análise do malogro da qualidade total no ensino</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v32i1.4228

  • Alexandre Shigunov Neto Faculdade Central de Cristalina (FACEC)
  • Lizete Shizue Bomura Maciel UEM

Résumé

O objetivo deste trabalho é o de realizar uma análise do Projeto Qualidade no Ensino Público (PQE) à luz das propostas educacionais neoliberais, procurando, dessa forma, desmistificar o malogro da qualidade total no ensino e o simulacro da eficiência presente nas propostas educacionais do Governo do Estado do Paraná entre os anos de 1994 e 2001. Nesse sentido, pretende-se, nesta análise preliminar, questionar e ponderar sobre algumas questões, que se desdobram em inúmeras outras de extrema importância também para a compreensão do projeto hegemônico neoliberal: a transposição dos conceitos, em especial da qualidade, da área empresarial, pressupondo que a escola seja idêntica a uma empresa com fins lucrativos; que as propostas neoliberais dão grande ênfase aos aspectos econômicos, sem a preocupação com os aspectos educacionais, sociais e culturais; que mesmo na área empresarial tais conceitos não podem ser tidos como redentores de todas as mazelas organizacionais; que há tentativa de isenção do Estado com suas obrigações, repassando à comunidade a responsabilidade pelo funcionamento e manutenção da escola pública; que há tentativa de privatização da escola pública, sob o argumento da falta de qualidade e do alto custo em relação ao benefício que proporciona para a população.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Alexandre Shigunov Neto, Faculdade Central de Cristalina (FACEC)
Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (1998) , especialização em Economia Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina (1999) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2002) . Atualmente é Avaliador de cursos de graduação do Ministério da Educação e Diretor de Pesquisa e Extensão da Faculdade Central de Cristalina. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, formação de professores, prática pedagógica, professores, formação pedagógica e educação Currículo Lattes
Lizete Shizue Bomura Maciel, UEM
Mestre e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho Docente e Aprendizagem Escolar - GEPAE (UEM) Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Email: newliz@uol.com.br Livros publicados: MACIEL, Lizete Shizue Bomura e PAVANELLO, Regina Maria (Orgs.). Formação de Professores e Prática Pedagógica. Maringá: EDUEM. 2002. MACIEL, Lizete Shizue Bomura & SHIGUNOV NETO, Alexandre. (Orgs.) Reflexões sobre a Formação de Professores. Campinas: Papirus, 2002. MACIEL, Lizete Shizue Bomura & SHIGUNOV NETO, Alexandre. (Orgs.) Currículo e Formação Profissional nos Cursos de Turismo. Campinas: Papirus, 2002. MACIEL, Lizete Shizue Bomura & SHIGUNOV NETO, Alexandre. (Orgs.) Desatando os nós da formação docente. Porto Alegre: Mediação, 2002. MACIEL, Lizete Shizue Bomura & SHIGUNOV NETO, Alexandre. (Orgs.) Formação de Professores: passado, presente e futuro. São Paulo: Cortez, 2004.
Publiée
2009-12-03
Comment citer
Shigunov Neto, A., & Maciel, L. S. B. (2009). <b>Projeto qualidade no ensino público do Estado do Paraná (PQE): uma análise do malogro da qualidade total no ensino</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v32i1.4228. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 32(1), 55-61. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v32i1.4228
Rubrique
Educação