<b>Competição e estratégias: uma análise do Curso de Zootecnia de uma universidade privada</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v27i1.1177
Resumen
As instituições de educação superior, ao atuarem em um ambiente competitivo, estão sujeitas às oscilações na demanda dos cursos. O objetivo é o de examinar a realidade do curso de Zootecnia de uma universidade privada no Paraná, buscando identificar estratégias que permitam sua viabilização. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado a 33 professores e 2 gestores. Para a maioria (90%) dos respondentes, a existência do curso é central ao cumprimento da missão institucional. A atratividade foi considerada estratégica pelos participantes da pesquisa, sendo prestígio e reputação institucional os principais fatores de atração de alunos. A análise revelou que o curso atua em um contexto competitivo, com a presença de três cursos similares. As conclusões indicam a necessidade de melhoria no gerenciamento do curso, especialmente ações de marketing, melhoria da qualidade acadêmica e integração entre políticas institucionais e gestão do curso.Descargas
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