<b>Competição e estratégias: uma análise do Curso de Zootecnia de uma universidade privada</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v27i1.1177

  • José Carlos Morosini Zaia PUCPR
  • Victor Meyer Júnior PUCPR
  • Maria Cecília Barbosa Lopes PUCPR

Résumé

As instituições de educação superior, ao atuarem em um ambiente competitivo, estão sujeitas às oscilações na demanda dos cursos. O objetivo é o de examinar a realidade do curso de Zootecnia de uma universidade privada no Paraná, buscando identificar estratégias que permitam sua viabilização. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado a 33 professores e 2 gestores. Para a maioria (90%) dos respondentes, a existência do curso é central ao cumprimento da missão institucional. A atratividade foi considerada estratégica pelos participantes da pesquisa, sendo prestígio e reputação institucional os principais fatores de atração de alunos. A análise revelou que o curso atua em um contexto competitivo, com a presença de três cursos similares. As conclusões indicam a necessidade de melhoria no gerenciamento do curso, especialmente ações de marketing, melhoria da qualidade acadêmica e integração entre políticas institucionais e gestão do curso.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

José Carlos Morosini Zaia, PUCPR
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (1983) e mestrado em Educação Superior pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005). Aperfeiçoamento em Administração Pública, Desenvovlvimento territorial. Atualmente é estatutário - Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral e Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento atuando no Departamento de Planejamento da SEAB. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Manejo de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: sericicultura, forragicultura, apicultura, produção animal, orçamento e planejamento estratégico. (Texto informado pelo autor) Última atualização do currículo em 19/11/2007 Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8438969749039984
Publiée
2008-03-14
Comment citer
Zaia, J. C. M., Júnior, V. M., & Lopes, M. C. B. (2008). <b>Competição e estratégias: uma análise do Curso de Zootecnia de uma universidade privada</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v27i1.1177. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 27(1), 111-117. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v27i1.1177
Rubrique
Educação