<b>A paráfrase criativa como característica do leitor competente em textos de vestibular</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i2.1371

  • Renilson José Menegassi UEM
  • Silvia Regina Emiliano UEM

Resumen

Esta pesquisa objetivou questionar se os candidatos ao vestibular da UEM têm feito uma leitura bem sucedida do texto de apoio oferecido na prova de Redação. Especificamente, examina se as redações podem ser classificadas em paráfrases reprodutivas ou cópias do texto estímulo, observando se a leitura parafrásica é particularidade do leitor competente. Para isso, foram analisadas redações produzidas no Concurso Vestibular de Verão 2002, cujo tema abordava o desperdício de comida no Brasil. Foi delineado que os textos produzidos nessa situação de avaliação evidenciam marcas de dois tipos de leitores: a) aquele que faz somente extração de idéias do texto de apoio, não co-produzindo sentidos em seu texto; b) aquele que faz a paráfrase criativa, usando os dados do texto de apoio como subsídios à argumentação, interpretando-os, produzindo novos sentidos ao tema proposto. Os resultados demonstram que a paráfrase criativa é característica do leitor competente.

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Biografía del autor/a

Renilson José Menegassi, UEM
Relizou seu curso de Mestrado em LingÜística na Universidade Federal de Santa Catarina, investigando os processos de leitura em sala de aula. No curso de Doutorado em Letras, realizado na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis), investigou os processos de revisão e reescrita em textos de alunos do curso de Letras. Sua linha de pesquisa é a do Ensino e Aprendizagem de Línguas, enfatizando-se a leitura e a escrita em situação de ensino. Coordena o Grupo de Pesquisa Interação e Escrita no Ensino e Aprendizagem (UEM/CNPq), cuja página eletrônica apresenta toda sua produção, assim como a dos membros do grupo: www.escrita.uem.br. Atua na graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá e no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição. É, também, membro do Comitê Assessor de Lingüística e Letras da Fundação Araucária, no estado do Paraná Currículo Lattes
Publicado
2008-03-31
Cómo citar
Menegassi, R. J., & Emiliano, S. R. (2008). <b>A paráfrase criativa como característica do leitor competente em textos de vestibular</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i2.1371. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 26(2), 209-219. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v26i2.1371
Sección
Literatura e Linguística