<b>Celso Furtado e Karl Mannheim: uma discussão acerca do papel dos intelectuais nos processos de mudança social</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i2.1384
Resumen
Deu-se destaque, neste artigo, às discussões de Celso Furtado acerca do papel do intelectual no processo de gestação de um conhecimento útil à formulação de ações propositivas que levassem a mudanças sociais substantivamente redefinidoras das condições de exclusão social e política. Combater as perspectivas derrotistas, pessimistas e ufanistas seria uma tarefa dos intelectuais comprometidos com a reconstrução do país em todas as esferas. Esse combate deveria dar-se através de um amplo discernimento sobre as bases do subdesenvolvimento, sobre suas causas e suas conseqüências na fixação de um padrão de organização social e de domínio político excludente. Os intelectuais intervêm de modo favorável a uma redefinição democrática da sociedade à medida que suas reflexões iluminem a realidade social e histórica, criando uma percepção adequada sobre os seus problemas, impasses e possibilidadesDescargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.