<b>Celso Furtado e Karl Mannheim: uma discussão acerca do papel dos intelectuais nos processos de mudança social</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i2.1384

  • Maria José de Rezende UEL
Palavras-chave: mudança social, planificação democrática, intelectuais, ciência e ação política

Resumo

Deu-se destaque, neste artigo, às discussões de Celso Furtado acerca do papel do intelectual no processo de gestação de um conhecimento útil à formulação de ações propositivas que levassem a mudanças sociais substantivamente redefinidoras das condições de exclusão social e política. Combater as perspectivas derrotistas, pessimistas e ufanistas seria uma tarefa dos intelectuais comprometidos com a reconstrução do país em todas as esferas. Esse combate deveria dar-se através de um amplo discernimento sobre as bases do subdesenvolvimento, sobre suas causas e suas conseqüências na fixação de um padrão de organização social e de domínio político excludente. Os intelectuais intervêm de modo favorável a uma redefinição democrática da sociedade à medida que suas reflexões iluminem a realidade social e histórica, criando uma percepção adequada sobre os seus problemas, impasses e possibilidades

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Biografia do Autor

Maria José de Rezende, UEL
Possui graduação em pela Universidade Estadual de Londrina (1985), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, mudança social, desigualdade, cultura e estado Currículo Lattes
Publicado
2008-03-31
Como Citar
Rezende, M. J. de. (2008). <b>Celso Furtado e Karl Mannheim: uma discussão acerca do papel dos intelectuais nos processos de mudança social</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v26i2.1384. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 26(2), 239-250. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v26i2.1384
Seção
Ciências Sociais