<b>Gestão de cooperativas: derivações teóricas do pensamento utópico</b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v35i1.18613
Resumen
Este estudo objetiva desenvolver uma análise da organização cooperativa de modo a identificar categorias teóricas que lhe são subjacentes em três dimensões: sociopolítica, institucional-administrativa e econômico-financeira. Enquanto conceitos modais que articulam o pensamento internamente a uma teoria, as categorias movimentam-se de modo dinâmico nas cooperativas, segundo modelos de gestão por elas adotados. Mesmo sendo apresentadas antagonicamente para fins didáticos, na prática as categorias muitas vezes se interconectam em uma mesma realidade e mantêm interfaces entre si. Aliado a isso, este estudo debate a ação de diferentes racionalidades, evidenciando que as cooperativas são, muitas vezes, descaracterizadas em seus princípios e qualificadas como um mero setor da economia, relegando-se a análise da questão social a um plano inferior.
Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.