<b>Gestão de cooperativas: derivações teóricas do pensamento utópico</b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v35i1.18613

  • Elisa Zwick Universidade Federal de Alfenas
  • José Roberto Pereira Universidade Federal de Lavras
Palavras-chave: gestão de cooperativas, categorias teóricas, dimensões estruturais, racionalidade instrumental, racionalidade substantiva

Resumo

Este estudo objetiva desenvolver uma análise da organização cooperativa de modo a identificar categorias teóricas que lhe são subjacentes em três dimensões: sociopolítica, institucional-administrativa e econômico-financeira. Enquanto conceitos modais que articulam o pensamento internamente a uma teoria, as categorias movimentam-se de modo dinâmico nas cooperativas, segundo modelos de gestão por elas adotados. Mesmo sendo apresentadas antagonicamente para fins didáticos, na prática as categorias muitas vezes se interconectam em uma mesma realidade e mantêm interfaces entre si. Aliado a isso, este estudo debate a ação de diferentes racionalidades, evidenciando que as cooperativas são, muitas vezes, descaracterizadas em seus princípios e qualificadas como um mero setor da economia, relegando-se a análise da questão social a um plano inferior.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Zwick, Universidade Federal de Alfenas
Mestre e doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); Graduada em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí); Professora do Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia e do Curso de Gestão Pública da Universidade Federal de Alfenas.
José Roberto Pereira, Universidade Federal de Lavras
Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB); Professor Associado III da Universidade Federal de Lavras (UFLA); Diretor de Contratos e Convênios – DICON; Coordenador da Incubacoop-UFLA.
Publicado
2013-04-30
Como Citar
Zwick, E., & Pereira, J. R. (2013). <b>Gestão de cooperativas: derivações teóricas do pensamento utópico</b&gt; - doi: 10.4025/actascihumansoc.v35i1.18613. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 35(1), 13-23. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v35i1.18613
Seção
Administração