<b>Os professores e a democracia: a cultura política de agentes de socialização</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v27i1.203
Resumen
O artigo apresenta uma análise acerca das orientações políticas subjetivas de professores atuantes nas séries iniciais do ensino fundamental, entendidos como agentes de socialização política. Pretende-se estabelecer uma relação entre a cultura política destes atores e o processo de estabilização e consolidação do sistema democrático no Brasil. Para tanto, na primeira seção apresentamos alguns conceitos e princípios teóricos que orientam a pesquisa. Na segunda parte, apresentamos dados quantitativos e qualitativos referentes aos valores e crenças políticas dos professores, tentando identificar em que medida aderem a uma dimensão abstrata da democracia. Na seqüência, passamos à exposição de dados relacionados à confiança e avaliação institucional. Finalmente, procedemos a análise da totalidade dos dados com a intenção de produzir algumas considerações sobre a possibilidade de uma socialização política que conduza as gerações em formação ao desenvolvimento de uma cultura política congruente com a democraciaDescargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.