<b>O mercado de terras e o manejo do solo e da água em microbacias hidrográficas: o caso do <em>Paraná Rural</em></b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v25i1.2209
Resumo
Neste estudo multidisciplinar aproveitou-se os trabalhos de manejo e conservação dos solos e da água em microbacias hidrográficas, que foram realizados no estado do Paraná, no último quartel do século XX, para avaliar se o preço da terra é sensível às melhorias ambientais. Avaliou-se, através de métodos econométricos, o Programa Paraná Rural, em três faixas de prioridades na sua forma de ação: alta, média e baixa prioridade. A partir dessas diferenças, na aplicação do Programa, esta pesquisa revelou existir relação positiva entre o mercado de terras e o meio ambiente. Portanto, os esforços dessas políticas atingiram não só as expectativas produtivas dos agentes mas, também, as especulativas, pois percebeu-se que, com a adoção dessas práticas conservacionistas, a reprodução do ganho seria duplamente ampliada, tanto em termos produtivos quanto no incremento do preço de suas propriedadesDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.