<b>Diferencial entre níveis de rendimentos por gêneros na região centro-oeste Brasileira
Resumen
Uma das maneiras de mensurar a discriminação de gênero na economia é por meio do mercado de trabalho. Este artigo tem por objetivo analisar o diferencial entre rendimentos por gênero e classe de renda na região Centro-Oeste do Brasil nos anos de 2004 e 2009. Para isto, utilizam-se os microdados da Pnad e o método de regressão quantílica para os percentis 10, 25, 50, 75 e 90º da distribuição de rendimentos. Os resultados demonstraram que independente do quantil, os homens têm maior rendimento que as mulheres, e que os maiores retornos da educação ocorrem nas maiores faixas de rendimento. Conclui-se que o diferencial de rendimentos pode advir tanto de características inatas como sexo, quanto de escolhas pessoais como educação.
Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.