<b>Expressões da educação superior nos anos 2000: uma análise discursivo-crítica de documentos do Banco Mundial

  • Lara Carlette Thiengo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cezar Luiz De Mari Universidade Federal de Viçosa

Resumen

Este artigo problematiza a construção das orientações do Banco Mundial como estratégia de produção de consenso acerca da educação superior na primeira década dos anos 2000, considerando a relevância cada vez mais expressiva dos organismos multilaterais enquanto ‘intelectuais coletivos’ (PEREIRA, 2010).  Para tal, é apresentada a análise de dois dos principais documentos: ‘Construir sociedades del conocimiento: nuevos retos para la educación terciária’ (2003) e ‘Learning for All: Investing in People’s Knowledge and Skills to Promote Development’ (2011). A análise parte de uma perspectiva crítica e tem como ferramenta metodológica a Análise de Discurso Crítica (ADC), tendo em vista os eixos: (1) Globalização; (2) Sociedade do Conhecimento; (3) Erradicação da Pobreza (4) Relação público x privado e (5) Ensino profissional e técnico x Educação para a inovação tecnológica.  Conclui-se que os documentos evidenciam pontos congruentes em um eixo dual: para o desenvolvimento de tecnologia de ponta e inovação e para o atendimento das demandas localizadas de mercado. Assim, a educação é chamada a operar ideologicamente contradições para as quais o capital (por meio de seus porta-vozes, como o BM) não tem alternativas a oferecer, constituindo um núcleo sólido da ideologia da globalização.

 

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Lara Carlette Thiengo, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), e Graduada em Comunicação Social pela UFV.
Cezar Luiz De Mari, Universidade Federal de Viçosa
Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa.
Publicado
2014-08-22
Cómo citar
Thiengo, L. C., & De Mari, C. L. (2014). <b&gt;Expressões da educação superior nos anos 2000: uma análise discursivo-crítica de documentos do Banco Mundial. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 36(1), 53-61. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v36i1.23669
Sección
Educação