<b>Expressões da educação superior nos anos 2000: uma análise discursivo-crítica de documentos do Banco Mundial
Resumo
Este artigo problematiza a construção das orientações do Banco Mundial como estratégia de produção de consenso acerca da educação superior na primeira década dos anos 2000, considerando a relevância cada vez mais expressiva dos organismos multilaterais enquanto ‘intelectuais coletivos’ (PEREIRA, 2010). Para tal, é apresentada a análise de dois dos principais documentos: ‘Construir sociedades del conocimiento: nuevos retos para la educación terciária’ (2003) e ‘Learning for All: Investing in People’s Knowledge and Skills to Promote Development’ (2011). A análise parte de uma perspectiva crítica e tem como ferramenta metodológica a Análise de Discurso Crítica (ADC), tendo em vista os eixos: (1) Globalização; (2) Sociedade do Conhecimento; (3) Erradicação da Pobreza (4) Relação público x privado e (5) Ensino profissional e técnico x Educação para a inovação tecnológica. Conclui-se que os documentos evidenciam pontos congruentes em um eixo dual: para o desenvolvimento de tecnologia de ponta e inovação e para o atendimento das demandas localizadas de mercado. Assim, a educação é chamada a operar ideologicamente contradições para as quais o capital (por meio de seus porta-vozes, como o BM) não tem alternativas a oferecer, constituindo um núcleo sólido da ideologia da globalização.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.