<b>Os olhares irônicos sobre a realidade social: cartas persas e o guia politicamente incorreto da filosofia

  • Paula Carolina Teixeira Marroni Universidade Estadual de Maringá
  • Terezinha Oliveira Universidade Estadual de Maringá

Resumen

Este texto objetiva relacionar dois olhares irônicos sobre a realidade social, cada um em seu período. O primeiro, do século XVIII, apresentado por Montesquieu (1721), em Cartas Persas, e o segundo, apontado por Pondé (2012) na obra O Guia Politicamente Incorreto da Filosofia. Foram elencadas, primeiramente, quatro temáticas: a coragem, a hipocrisia, as relações entre homens e mulheres e a vaidade intelectual. Em seguida, das Cartas I a LII, de Montesquieu, foram elencados excertos em que observamos a ironia como ponto de convergência entre ambos os olhares. A escolha do primeiro terço de Cartas Persas se deu pelas primeiras experiências do interlocutor dos persas com o outro, no caso, a sociedade francesa do século XVIII. A apresentação das Cartas, entretanto, não é linear, e sim correspondente aos temas elencados para esta pesquisa. Observa-se que ambas as fontes, permeadas pela ironia como recurso para a escrita, auxiliam na compreensão da sociedade tanto francesa do século XVIII quanto a ocidental, mais especificamente, brasileira do século XXI. Por trás da linguagem irônica, observa-se que os autores buscam descortinar o véu da hipocrisia e demonstrar a necessidade de um respeito profundo, e não Politicamente Correto, entre os membros da sociedade.

 

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Paula Carolina Teixeira Marroni, Universidade Estadual de Maringá
Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2003), especialização em Educação Pela Arte pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e Mestrado em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação Associado UEM/ UEL (2009). Estudante de Doutorado em Educação na linha de História e Historiografia da Educação no Programa de Pós -Graduação em Educação na Universidade Estadual de Maringá; Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES; participante do Grupo de Estudos Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievo - GTSEAM (PPE/UEM); participante do Laboratório de Estudos em Antiguidade e Medievo - LEAM (DHI/UEM) e do Grupo Arte, Cultura e Educação Física (DEF/UEM)
Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá
Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Realizou, em 2004, estágio de Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP. Atualmente, é professora associada nível C da Universidade Estadual de Maringá e Editora-chefe da Editora da Universidade Estadual de Maringá. Também é Editora Científica da Revista Acta Scientiarum Education, Imagens da Educação e membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de História da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, especialmente em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: transformação social, história da educação na Idade Média, escolástica, filosofia da educação na Idade Média, Intelectuais e Instituições Educacionais na Idade Média e formação de professores. É filiada a ANPUH, SBHE, SBHR e a ABREM.
Publicado
2015-08-19
Cómo citar
Marroni, P. C. T., & Oliveira, T. (2015). <b&gt;Os olhares irônicos sobre a realidade social: cartas persas e o guia politicamente incorreto da filosofia. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 37(1), 83-92. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v37i1.26703
Sección
Filosofia e Educação