<b>Os olhares irônicos sobre a realidade social: cartas persas e o guia politicamente incorreto da filosofia
Resumen
Este texto objetiva relacionar dois olhares irônicos sobre a realidade social, cada um em seu período. O primeiro, do século XVIII, apresentado por Montesquieu (1721), em Cartas Persas, e o segundo, apontado por Pondé (2012) na obra O Guia Politicamente Incorreto da Filosofia. Foram elencadas, primeiramente, quatro temáticas: a coragem, a hipocrisia, as relações entre homens e mulheres e a vaidade intelectual. Em seguida, das Cartas I a LII, de Montesquieu, foram elencados excertos em que observamos a ironia como ponto de convergência entre ambos os olhares. A escolha do primeiro terço de Cartas Persas se deu pelas primeiras experiências do interlocutor dos persas com o outro, no caso, a sociedade francesa do século XVIII. A apresentação das Cartas, entretanto, não é linear, e sim correspondente aos temas elencados para esta pesquisa. Observa-se que ambas as fontes, permeadas pela ironia como recurso para a escrita, auxiliam na compreensão da sociedade tanto francesa do século XVIII quanto a ocidental, mais especificamente, brasileira do século XXI. Por trás da linguagem irônica, observa-se que os autores buscam descortinar o véu da hipocrisia e demonstrar a necessidade de um respeito profundo, e não Politicamente Correto, entre os membros da sociedade.
Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.