<b>Os olhares irônicos sobre a realidade social: cartas persas e o guia politicamente incorreto da filosofia

  • Paula Carolina Teixeira Marroni Universidade Estadual de Maringá
  • Terezinha Oliveira Universidade Estadual de Maringá

Résumé

Este texto objetiva relacionar dois olhares irônicos sobre a realidade social, cada um em seu período. O primeiro, do século XVIII, apresentado por Montesquieu (1721), em Cartas Persas, e o segundo, apontado por Pondé (2012) na obra O Guia Politicamente Incorreto da Filosofia. Foram elencadas, primeiramente, quatro temáticas: a coragem, a hipocrisia, as relações entre homens e mulheres e a vaidade intelectual. Em seguida, das Cartas I a LII, de Montesquieu, foram elencados excertos em que observamos a ironia como ponto de convergência entre ambos os olhares. A escolha do primeiro terço de Cartas Persas se deu pelas primeiras experiências do interlocutor dos persas com o outro, no caso, a sociedade francesa do século XVIII. A apresentação das Cartas, entretanto, não é linear, e sim correspondente aos temas elencados para esta pesquisa. Observa-se que ambas as fontes, permeadas pela ironia como recurso para a escrita, auxiliam na compreensão da sociedade tanto francesa do século XVIII quanto a ocidental, mais especificamente, brasileira do século XXI. Por trás da linguagem irônica, observa-se que os autores buscam descortinar o véu da hipocrisia e demonstrar a necessidade de um respeito profundo, e não Politicamente Correto, entre os membros da sociedade.

 

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Paula Carolina Teixeira Marroni, Universidade Estadual de Maringá
Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2003), especialização em Educação Pela Arte pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e Mestrado em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação Associado UEM/ UEL (2009). Estudante de Doutorado em Educação na linha de História e Historiografia da Educação no Programa de Pós -Graduação em Educação na Universidade Estadual de Maringá; Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES; participante do Grupo de Estudos Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievo - GTSEAM (PPE/UEM); participante do Laboratório de Estudos em Antiguidade e Medievo - LEAM (DHI/UEM) e do Grupo Arte, Cultura e Educação Física (DEF/UEM)
Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá
Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Realizou, em 2004, estágio de Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP. Atualmente, é professora associada nível C da Universidade Estadual de Maringá e Editora-chefe da Editora da Universidade Estadual de Maringá. Também é Editora Científica da Revista Acta Scientiarum Education, Imagens da Educação e membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de História da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, especialmente em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: transformação social, história da educação na Idade Média, escolástica, filosofia da educação na Idade Média, Intelectuais e Instituições Educacionais na Idade Média e formação de professores. É filiada a ANPUH, SBHE, SBHR e a ABREM.
Publiée
2015-08-19
Comment citer
Marroni, P. C. T., & Oliveira, T. (2015). <b&gt;Os olhares irônicos sobre a realidade social: cartas persas e o guia politicamente incorreto da filosofia. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 37(1), 83-92. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v37i1.26703
Rubrique
Filosofia e Educação