O processo de formação das comunas: primórdios da educação do homem burguês

  • Regina Maria Zanatta UEM

Resumen

O objetivo deste estudo foi verificar como, nos séculos XI e XII, as comunas vão se instituindo e como os processos educativos acompanham a formação do homem burguês. O método histórico caracteriza essa pesquisa bibliográfica que privilegia, também, a literatura, considerando-a como uma dimensão da história e da educação, na qual se pode vislumbrar a ação dos homens na trama do movimento social. Esse estudo nos revelou que na configuração de uma nova figura social se institui, também, um comportamento que lhe corresponde e tem como sustentação um novo princípio educativo. A importância desta pesquisa reside na possibilidade de reconstruir historicamente a educação informal do homem burguês.

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Biografía del autor/a

Regina Maria Zanatta, UEM
Possui graduação em Pedagogia pelo Fundação Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (1982) , mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1997) e doutorado em Educação Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (2005) . Atualmente é Professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Escola Nova, Filosofia da educação no Brasil, Jonathas Serrano, pensamento católico, Fundamentos da Educação Currículo Lattes
Publicado
2008-05-06
Cómo citar
Zanatta, R. M. (2008). O processo de formação das comunas: primórdios da educação do homem burguês. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 23, 177-182. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v23i0.2771
Sección
Educação