<b>Avanços tecnológicos e ganhos de competitividade na indústria de transformação paranaense no período 2000-2012
Resumen
O objetivo deste artigo é avaliar os avanços tecnológicos da indústria de transformação paranaense a partir dos anos 2000. O trabalho argumenta que mudanças na indústria de transformação paranaense, a partir desse período, tiveram como determinantes os avanços tecnológicos. O referencial teórico utilizado foi a abordagem schumpeteriana sobre a inovação e seu impacto sobre a representatividade de cada grupo de intensidade tecnológica. Como procedimento metodológico, utilizou-se a coleta de dados sobre valor adicionado, emprego, pesquisa e desenvolvimento, os quais foram organizados em tabelas e gráficos para análises. Os resultados mostraram que o grupo de maior participação relativa foi o de baixa intensidade tecnológica, entre 2000 e 2012, devido à importância do setor primário, o qual compõe os setores de alimentos e bebidas, madeira e mobiliário, papel e celulose. Verificou-se, além disso, o aumento da representatividade do valor adicionado do grupo de média-alta intensidade tecnológica, o qual elevou sua participação relativa no período, com destaque para a indústria de veículos automotores, reboques e semirreboques, que foi o setor que mais contribuiu para as transformações ocorridas no Paraná.
Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.