Leitura e escrita: avaliação de redações bem estruturadas que fogem ao tema proposto
Resumen
Uma questão que angustia os avaliadores de redações, nos concursos vestibulares, é a desclassificação de alunos que, embora apresentem textos bem estruturados, fogem completamente do tema proposto nas provas, apresentando um tipo de “redação pronta”. A avaliação do tema, nessas situações, prevê a avaliação da competência de leitura que o aluno apresenta, a partir da proposta temática contida num texto-estímulo. A situação se torna mais tensa, quando a redação desclassificada, afastada das orientações e do texto-estímulo, é um bom texto - do ponto de vista da escrita e da expansão do conteúdo. Assim, surgem os questionamentos: a) Como proceder à avaliação dessas redações? b) É possível desvincular a avaliação da leitura da avaliação da escrita, desprezando-se a concepção de ensino-aprendizagem de língua materna que vem orientando a prática pedagógica, nas escolas brasileiras? Responder a essas questões, por meio do relato de experiências acumuladas de pesquisa e de prática de avaliação de redações em concursos vestibulares, é a proposta deste trabalho.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.