Leitura e escrita: avaliação de redações bem estruturadas que fogem ao tema proposto

  • Renilson José Menegassi UEM
  • Marilurdes Zanini UEM
Palavras-chave: avaliação, leitura-escrita, ensino, concurso vestibular

Resumo

Uma questão que angustia os avaliadores de redações, nos concursos vestibulares, é a desclassificação de alunos que, embora apresentem textos bem estruturados, fogem completamente do tema proposto nas provas, apresentando um tipo de “redação pronta”. A avaliação do tema, nessas situações, prevê a avaliação da competência de leitura que o aluno apresenta, a partir da proposta temática contida num texto-estímulo. A situação se torna mais tensa, quando a redação desclassificada, afastada das orientações e do texto-estímulo, é um bom texto - do ponto de vista da escrita e da expansão do conteúdo. Assim, surgem os questionamentos: a) Como proceder à avaliação dessas redações? b) É possível desvincular a avaliação da leitura da avaliação da escrita, desprezando-se a concepção de ensino-aprendizagem de língua materna que vem orientando a prática pedagógica, nas escolas brasileiras? Responder a essas questões, por meio do relato de experiências acumuladas de pesquisa e de prática de avaliação de redações em concursos vestibulares, é a proposta deste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renilson José Menegassi, UEM
Relizou seu curso de Mestrado em LingÜística na Universidade Federal de Santa Catarina, investigando os processos de leitura em sala de aula. No curso de Doutorado em Letras, realizado na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis), investigou os processos de revisão e reescrita em textos de alunos do curso de Letras. Sua linha de pesquisa é a do Ensino e Aprendizagem de Línguas, enfatizando-se a leitura e a escrita em situação de ensino. Coordena o Grupo de Pesquisa Interação e Escrita no Ensino e Aprendizagem (UEM/CNPq), cuja página eletrônica apresenta toda sua produção, assim como a dos membros do grupo: www.escrita.uem.br. Atua na graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá e no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição. É, também, membro do Comitê Assessor de Lingüística e Letras da Fundação Araucária, no estado do Paraná Currículo Lattes
Publicado
2008-07-02
Como Citar
Menegassi, R. J., & Zanini, M. (2008). Leitura e escrita: avaliação de redações bem estruturadas que fogem ao tema proposto. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 22, 25-31. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v22i0.4112
Seção
Literatura e Linguística