A concepção de propriedade na <em>Utopia</em> de Thomas More

  • Cézar de Alencar Arnaut de Toledo UEM
  • Rafael Egídio Leal e Silva UEM

Resumen

A obra de Thomas More chamada Utopia, publicada em 1516, além de cunhar a expressão, foi mais à frente e se transformou num paradigma das formulações de projetos sociais chamados utópicos. More, nessa obra, retoma um tema caro à filosofia política e à religiosidade ocidentais que é a idéia de uma sociedade justa. Ele retomou, a seu modo, essa questão, perguntando-se sobre as possibilidades de se construir uma sociedade justa e em que bases. O texto aqui apresentado privilegia a discussão sobre o tema da propriedade e como este conceito é entendido na obra em questão. A Utopia apresenta uma espécie de coletivismo, à moda de Platão em A República, de quem More recebeu decisiva influência. O coletivismo da ilha de Utopia caracteriza-se pela crítica à então nascente forma da propriedade capitalista e por essa razão transformou-se num clássico da filosofia política, mas pode-se perguntar se seria possível tal coletivismo e em que ele consistiria. A sua obra, porém, não é isenta de problemas e o primeiro deles é a existência de escravidão. Isso demonstra que, mesmo sendo uma crítica à sociedade de seu tempo, a Utopia guarda ainda estreita relação com o modo de pensar do período em que foi escrita. Seria a Utopia apenas um contra-exemplo de sociedade? Seria More apenas um reacionário?

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Biografía del autor/a

Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, UEM
CEZAR DE ALENCAR ARNAUT DE TOLEDO CONCLUIU O DOUTORADO EM EDUCACAO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS EM 1996. ATUALMENTE E PROFESSOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA. PUBLICOU 23 ARTIGOS EM PERIODICOS ESPECIALIZADOS E 15 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 3 ITENS DE PRODUCAO TECNICA. ORIENTOU 6 DISSERTACOES DE MESTRADO, ALEM DE TER ORIENTADO 13 TRABALHOS DE INICIACAO CIENTIFICA NAS AREAS DE EDUCACAO, FILOSOFIA E HISTORIA. ENTRE 1990 E 2003 COORDENOU 4 PROJETOS DE PESQUISA. ATUA NA AREA DE EDUCACAO, COM ENFASE EM HISTORIA DA EDUCACAO. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 26 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: SECULO XVI, EDUCACAO, EDUCACAO BRASILEIRA, FILOSOFIA DA EDUCACAO, SECULO XX, LEGISLACAO EDUCACIONAL, RENASCIMENTO, FILOSOFIA POLITICA, RELIGIAO E CIENCIA POLITICA Currículo Lattes
Publicado
2008-07-02
Cómo citar
Arnaut de Toledo, C. de A., & Silva, R. E. L. e. (2008). A concepção de propriedade na <em>Utopia</em&gt; de Thomas More. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 22, 235-246. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v22i0.4168
Sección
Ciências Sociais