Uma visão panorâmica da teoria e da prática do ensino de língua materna
Resumen
Analisar criticamente o ensino de língua materna pressupõe, em princípio, fazer um breve retrospecto desse ensino, no contexto escolar, das décadas de 60 a 90, e avaliar a prática pedagógica da época, à luz da teoria que a sustentou. Sem a pretensão de esgotar o assunto, nem tampouco de apresentar posturas que se instaurem como únicas e absolutas, a intenção, neste artigo, é resgatar, numa visão panorâmica, esse percurso e propor uma reflexão sobre as práticas pedagógicas concernentes. As reflexões aliam uma teoria pertinente a uma prática avalizada pelos anos dedicados ao ensino, nos seus três níveis, enfocando mais especificamente os ensinos fundamental e médio.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.