Uma visão panorâmica da teoria e da prática do ensino de língua materna

  • Marilurdes Zanini UEM

Résumé

Analisar criticamente o ensino de língua materna pressupõe, em princípio, fazer um breve retrospecto desse ensino, no contexto escolar, das décadas de 60 a 90, e avaliar a prática pedagógica da época, à luz da teoria que a sustentou. Sem a pretensão de esgotar o assunto, nem tampouco de apresentar posturas que se instaurem como únicas e absolutas, a intenção, neste artigo, é resgatar, numa visão panorâmica, esse percurso e propor uma reflexão sobre as práticas pedagógicas concernentes. As reflexões aliam uma teoria pertinente a uma prática avalizada pelos anos dedicados ao ensino, nos seus três níveis, enfocando mais especificamente os ensinos fundamental e médio.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Marilurdes Zanini, UEM
Atualmente ministra disciplinas na área de Língua Portuguesa, no Curso de Graduação em Letras e, no Programa de Pós-graduação em Letras, desenvolve as linhas de pesquisa ensino-aprendizagem de línguas e formação do professor. Currículo Lattes
Publiée
2008-07-02
Comment citer
Zanini, M. (2008). Uma visão panorâmica da teoria e da prática do ensino de língua materna. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 21, 79-88. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v21i0.4189
Rubrique
Literatura e Linguística