Concepção de gramática nas tarefas de casa: um novo discurso em uma velha prática
Resumen
Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre a concepção de gramática nas tarefas de casa, em séries iniciais, fundamentado, principalmente, na visão de linguagem como forma de interação. Faz-se uma análise das tarefas de casa, bem como das estratégias utilizadas pelos professores de Português, no ensino de gramática em sala de aula, uma vez que se pretende observar a relação existente entre o que o professor ensina e o que ele solicita como tarefa. Os resultados da análise do corpus demonstraram que, apesar de os professores aparentarem mudanças em suas estratégias de ensino, ainda prevalece nas tarefas de casa uma concepção estéril da gramática e da própria língua.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.