<b>Introdução à questão da filosofia primeira em Comte</b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v32i2.9369
Resumen
Aspiramos apresentar sumariamente, neste trabalho, uma introdução à questão da filosofia primeira em Augusto Comte, cientista e filósofo francês, propositor de uma moral científica, ao mesmo tempo teórica ou moral propriamente dita e prática ou educação, fundador da sociologia científica e da filosofia positiva ou positivismo, e fundador de uma religião antissobrenaturalista, a religião da humanidade. O nosso objetivo principal, neste momento, é apenas tentar esclarecer a aparente contradição entre o fato de Comte combater e superar a metafísica e o fato dele propor uma filosofia primeira, nome da obra aristotélica que depois foi denominada de metafísica; e assim contribuir para melhor conhecimento da filosofia comtiana. Concluímos que não se tratou de um retorno à metafísica que ele quis superar e sim de um retorno a uma metafísica necessária, como filosofia primeira, para servir de marco teórico-metodológico para a(s) filosofia(s) científica(s) ou, melhor dizendo, para o caso de Comte, para a filosofia positivista.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.