<b>Introdução à questão da filosofia primeira em Comte</b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v32i2.9369

  • Sergio Tiski UEL

Résumé

Aspiramos apresentar sumariamente, neste trabalho, uma introdução à questão da filosofia primeira em Augusto Comte, cientista e filósofo francês, propositor de uma moral científica, ao mesmo tempo teórica ou moral propriamente dita e prática ou educação, fundador da sociologia científica e da filosofia positiva ou positivismo, e fundador de uma religião antissobrenaturalista, a religião da humanidade. O nosso objetivo principal, neste momento, é apenas tentar esclarecer a aparente contradição entre o fato de Comte combater e superar a metafísica e o fato dele propor uma filosofia primeira, nome da obra aristotélica que depois foi denominada de metafísica; e assim contribuir para melhor conhecimento da filosofia comtiana. Concluímos que não se tratou de um retorno à metafísica que ele quis superar e sim de um retorno a uma metafísica necessária, como filosofia primeira, para servir de marco teórico-metodológico para a(s) filosofia(s) científica(s) ou, melhor dizendo, para o caso de Comte, para a filosofia positivista.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Sergio Tiski, UEL
Professor do Deptº de Filosofia da Uel. Doutor em filosofia pela Unicamp; mestre em filosofia pela Puc de SP; especialista em filosofia pela Uel; graduado em teologia pela Pug de Roma e graduado em filosofia pela Puc de Curitiba. E-mails: sertis@uel.br / sertis@bol.com.br.
Publiée
2010-08-27
Comment citer
Tiski, S. (2010). <b>Introdução à questão da filosofia primeira em Comte</b&gt; - doi: 10.4025/actascihumansoc.v32i2.9369. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 32(2), 216-222. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v32i2.9369
Rubrique
Filosofia