<b>Introdução à questão da filosofia primeira em Comte</b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v32i2.9369

  • Sergio Tiski UEL
Palavras-chave: Fundamentos, metafísica, humanismo, positivismo, ciência, fatos

Resumo

Aspiramos apresentar sumariamente, neste trabalho, uma introdução à questão da filosofia primeira em Augusto Comte, cientista e filósofo francês, propositor de uma moral científica, ao mesmo tempo teórica ou moral propriamente dita e prática ou educação, fundador da sociologia científica e da filosofia positiva ou positivismo, e fundador de uma religião antissobrenaturalista, a religião da humanidade. O nosso objetivo principal, neste momento, é apenas tentar esclarecer a aparente contradição entre o fato de Comte combater e superar a metafísica e o fato dele propor uma filosofia primeira, nome da obra aristotélica que depois foi denominada de metafísica; e assim contribuir para melhor conhecimento da filosofia comtiana. Concluímos que não se tratou de um retorno à metafísica que ele quis superar e sim de um retorno a uma metafísica necessária, como filosofia primeira, para servir de marco teórico-metodológico para a(s) filosofia(s) científica(s) ou, melhor dizendo, para o caso de Comte, para a filosofia positivista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Tiski, UEL
Professor do Deptº de Filosofia da Uel. Doutor em filosofia pela Unicamp; mestre em filosofia pela Puc de SP; especialista em filosofia pela Uel; graduado em teologia pela Pug de Roma e graduado em filosofia pela Puc de Curitiba. E-mails: sertis@uel.br / sertis@bol.com.br.
Publicado
2010-08-27
Como Citar
Tiski, S. (2010). <b>Introdução à questão da filosofia primeira em Comte</b&gt; - doi: 10.4025/actascihumansoc.v32i2.9369. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 32(2), 216-222. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v32i2.9369
Seção
Filosofia