<b>Ensino de História: trajetórias de uma disciplina na educação básica</b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v35i1.17663

  • José Petrúcio de Farias Júnior Universidade Federal de São João del-Rei
Palavras-chave: saber histórico escolar, proposta curricular de História, políticas educacionais

Resumo

Observamos, especialmente nas décadas de 80 e 90, significativo recrudescimento das reflexões em torno do ensino de História no Brasil. Nesse ínterim, assiste-se à emergência de diversas propostas curriculares, nos âmbitos federal, estadual e municipal, que levam consigo o rótulo de inovadoras, quando comparadas a políticas curriculares anteriores. Assim, ao tomar como referência o ensino de história na Educação Básica, pretendemos apresentar uma visão panorâmica das formas históricas do ensino de história no país com a finalidade de demarcar as especificidades do saber histórico escolar e sua estreita relação com as políticas educacionais, mais precisamente, com as políticas curriculares

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Petrúcio de Farias Júnior, Universidade Federal de São João del-Rei
Doutor em História pela UNESP/Franca. Especialista em Metodologia do Ensino. Graduado em História e Letras.
Publicado
2013-04-30
Como Citar
Farias Júnior, J. P. de. (2013). <b>Ensino de História: trajetórias de uma disciplina na educação básica</b&gt; - doi: 10.4025/actascihumansoc.v35i1.17663. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 35(1), 127-134. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v35i1.17663
Seção
História