<b>As abordagens funcionalista e histórico-materialista na interpretação da religião dos Tupinambá</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v28i1.187

  • Nilson Nobuaki Yamauti UEM

Résumé

Este artigo apresenta a aplicação de duas metodologias diferentes na interpretação da religião dos Tupinambá. Uma delas, o funcionalismo, leva à conclusão de que a religião era a esfera que estabelecia a dominância sobre as dema is esferas da sociedade. A outra, o materialismo histórico, conduz a um resultado diverso: era a economia que determinava, em última instância, as demais esferas, inclusive a religião . As duas operam com uma visão de totalidade da realidade social. A diferença é que a segunda leva em consideração a categoria tempo histórico.

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Biographie de l'auteur

Nilson Nobuaki Yamauti, UEM
Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1988) , graduação em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1983) , graduação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1978) , mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1998) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Ciência Política. Atuando principalmente nos seguintes temas: Governo, Estado, Governo Collor, Política, Governabilidade e Instituições Políticas Currículo Lattes
Publiée
2007-11-12
Comment citer
Yamauti, N. N. (2007). <b>As abordagens funcionalista e histórico-materialista na interpretação da religião dos Tupinambá</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v28i1.187. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 28(1), 99-109. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v28i1.187
Rubrique
Ciências Sociais