<b>Políticas públicas para a agricultura familiar na região Sudoeste mato-grossense: realidade e perspectivas

  • Marcela de Almeida Silva Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Ronaldo José Neves Universidade do Estado de Mato Grosso
Palavras-chave: políticas sociais, arranjos produtivos, integração comercial, turismo rural

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa que objetivou investigar as possibilidades de acesso às políticas públicas que beneficiam a agricultura familiar e o turismo rural, considerando os produtos diferenciados produzidos nas unidades de processamento dos assentamentos: Facão/Furna São José, Corixo e Margarida Alves, na região Sudoeste mato-grossense. Obtiveram-se os resultados a partir de revisão bibliográfica; levantamento de dados secundários; pesquisa de campo para realização de entrevista com uso de formulário e registro fotográfico; georreferenciamento das unidades de processamento e sistematização e interpretação dos dados, numa abordagem qualitativa. Das políticas públicas do governo federal, as unidades de produção acessam o Pronaf, PAA e Pnae, por meio de compra direta com doação simultânea via Conab, dos produtos produzidos no assentamento. Os agricultores dos assentamentos são assistidos pelos técnicos do STTR de Cáceres e pela Fase, que orientam os grupos na elaboração de projetos para angariar fundos, atendimento às exigências burocráticas e transferência de tecnologias para melhoria da produção. Concluiu-se que os programas acessados de governo, bem como a assistência técnica do sindicato e da Fase promoveram mudanças nas condições de vida e de produção das famílias pesquisadas, propiciando inclusão e autonomia às mulheres no mercado de trabalho e geração de renda.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela de Almeida Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Bacharel em Turismo pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres-MT (2011).

Mestra em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Tangará da Serra-MT (2014).

Ronaldo José Neves, Universidade do Estado de Mato Grosso
Doutor em Geografia (UFRJ), docente da Universidade do Estado de Mato Grosso.
Publicado
2014-12-05
Como Citar
Silva, M. de A., & Neves, R. J. (2014). <b&gt;Políticas públicas para a agricultura familiar na região Sudoeste mato-grossense: realidade e perspectivas. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 36(2), 125-135. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v36i2.23649
Seção
Ciências Sociais