<b>Ensaio sobre o ‘gosto’ em Theodor W. Adorno e Pierre Bourdieu

  • Tássio Ricelly Pinto de Farias Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar
  • Jean Henrique Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Résumé

Este escrito tem por objetivo discutir a problemática do ‘gosto’, entendido não somente como resultado de predisposições autônomas do sujeito, tampouco como macrodeterminações das estruturas sociais. O gosto é fruto de um emaranhado de relações simbólicas, que envolvem não somente venda-consumo, mas também produção-apropriação. Para tanto, utilizam-se conceitos centrais do pensamento de Pierre Bourdieu, como habitus e capital cultural, bem como o conceito de indústria cultural, originário dos teóricos de Frankfurt (Adorno e Horkheimer), para se pensar a dinâmica do consumo cultural nas sociedades contemporâneas. Logo, trata-se de um ensaio bibliográfico que busca discutir conceitos sociológicos que oferecem possíveis caminhos para se (re)pensar uma ‘produção social do gosto’.

 

 

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Bibliographies de l'auteur

Tássio Ricelly Pinto de Farias, Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar
Graduado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. (E-mail: tassioricelly@gmail.com).
Jean Henrique Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Sociólogo (DCS/UFRN), bacharel em Turismo (UnP), esp. Demografia (DEST/UFRN), mestre em Geografia (PPGe/UFRN) e doutor em Ciências Sociais (PGCS/UFRN). Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (UERN) E-mail: jeanhenrique@uern.br

Publiée
2015-08-19
Comment citer
Farias, T. R. P. de, & Costa, J. H. (2015). <b&gt;Ensaio sobre o ‘gosto’ em Theodor W. Adorno e Pierre Bourdieu. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 37(1), 93-101. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v37i1.26196
Rubrique
Filosofia e Educação