<b>Pessoas mais comprometidas aprendem mais? Survey em uma instituição pública
Résumé
Ao considerar a aprendizagem organizacional e o comprometimento dos indivíduos como fatores contribuintes para o êxito das organizações públicas e privadas, este estudo buscou compreender melhor a integração desses constructos em uma IES – Instituição de Ensino Superior, para atingir o objetivo geral, que foi analisar a relação entre o comprometimento e a aprendizagem organizacional em uma instituição pública de ensino superior. Realizou-se um survey com uma amostra válida de 116 servidores estatutários de uma IES. Foram aplicados dois questionários de autorrelato: o Organizational Learning Scale (OLS) de Goh e Richard (1997), validado no Brasil por Angelim e Guimarães (2003); e o instrumento de Meyer, Allen e Smith (1993), validado no Brasil por Medeiros e Enders (1998), nos setores administrativos e de apoio da organização. Concluiu-se que, quanto mais comprometidos os colaboradores, maior a percepção de fatores favoráveis à aprendizagem e, consequentemente, maiores as chances de que tais cenários estimulem, de fato, a aprendizagem organizacional. Destaca-se a importância de se investir nos fatores potencializadores da aprendizagem e identificar os componentes do comprometimento, buscando o aprimoramento de processos internos, bem como a capacidade de aprendizagem da organização como um todo.
Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.