<b>Pessoas mais comprometidas aprendem mais? Survey em uma instituição pública

  • Pricila Geleski Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Marcia Aparecida Zampier Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Silvio Roberto Stefano Universidade Estadual do Centro-Oeste
Palavras-chave: comprometimento organizacional, aprendizagem organizacional, comportamento organizacional, gestão de pessoas, gestão pública

Resumo

Ao considerar a aprendizagem organizacional e o comprometimento dos indivíduos como fatores contribuintes para o êxito das organizações públicas e privadas, este estudo buscou compreender melhor a integração desses constructos em uma IES – Instituição de Ensino Superior, para atingir o objetivo geral, que foi analisar a relação entre o comprometimento e a aprendizagem organizacional em uma instituição pública de ensino superior. Realizou-se um survey com uma amostra válida de 116 servidores estatutários de uma IES. Foram aplicados dois questionários de autorrelato: o Organizational Learning Scale (OLS) de Goh e Richard (1997), validado no Brasil por Angelim e Guimarães (2003); e o instrumento de Meyer, Allen e Smith (1993), validado no Brasil por Medeiros e Enders (1998), nos setores administrativos e de apoio da organização. Concluiu-se que, quanto mais comprometidos os colaboradores, maior a percepção de fatores favoráveis à aprendizagem e, consequentemente, maiores as chances de que tais cenários estimulem, de fato, a aprendizagem organizacional. Destaca-se a importância de se investir nos fatores potencializadores da aprendizagem e identificar os componentes do comprometimento, buscando o aprimoramento de processos internos, bem como a capacidade de aprendizagem da organização como um todo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pricila Geleski, Universidade Estadual do Centro-Oeste
Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Unicentro.
Marcia Aparecida Zampier, Universidade Estadual do Centro-Oeste
ossui Mestrado em Administração pela UFPR (2010); especialização em Gestão Contemporânea de Pessoas pela UNICENTRO (2004) e graduação em Administração pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Guarapuava (1994). Atualmente é professora Assistente A da Unicentro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Geral e Gestão de Pessoas. Trabalhou mais de 10 anos no Departamento de Recursos Humanos da Cooperativa Agrária. Faz parte do Grupo de Pesquisa de Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional - UNICENTRO. Pesquisadora PqC. Atua principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida no trabalho, empreendedorismo, estresse no trabalho, saúde ocupacional, satisfação no trabalho, recursos humanos, comportamento organizacional, competências e aprendizagem empreendedora, comercialização, agronegócio, gestão ambiental, cooperativismo, monografias, administração de recursos da informação, administração de materiais e logística, teorias da administração, pesquisa em administração e tópicos contemporâneos em administração.
Silvio Roberto Stefano, Universidade Estadual do Centro-Oeste
Pós-Doutor em Administração pela Univali (2013-2014). Possui Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (2008), Mestrado em Administração pela PPGA UEM/UEL (2002). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO. Coordenador do Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO - PPGADM. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária.
Publicado
2016-06-24
Como Citar
Geleski, P., Zampier, M. A., & Stefano, S. R. (2016). <b&gt;Pessoas mais comprometidas aprendem mais? Survey em uma instituição pública. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 38(1), 1-12. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v38i1.27076
Seção
Administração