O aluno, o texto e o professor: as relações conflitantes na avaliação de redação de concursos vestibulares

  • Marilurdes Zanini UEM
  • Renilson José Menegassi UEM
Palavras-chave: avaliação, ensino, leitura, língua materna, redação

Resumo

Na avaliação de uma redação, imbricam-se três situações: a proposta temática que emana do texto de apoio, a leitura que o aluno faz e a leitura que o avaliador espera, a partir dessa proposta temática. Assim, se o professor-avaliador não levar em consideração esse tripé e a sua relevância na avaliação, poderá fazê-la de forma equivocada, desconsiderando a leitura do aluno. O resultado, dessa forma, é a atribuição de notas discrepantes, se a redação for submetida à avaliação de dois professores-avaliadores. Discutir procedimentos que possam contribuir para minimizar esses conflitos, comuns no contexto escolar, é a proposta deste artigo.

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Biografia do Autor

Renilson José Menegassi, UEM
Relizou seu curso de Mestrado em LingÜística na Universidade Federal de Santa Catarina, investigando os processos de leitura em sala de aula. No curso de Doutorado em Letras, realizado na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis), investigou os processos de revisão e reescrita em textos de alunos do curso de Letras. Sua linha de pesquisa é a do Ensino e Aprendizagem de Línguas, enfatizando-se a leitura e a escrita em situação de ensino. Coordena o Grupo de Pesquisa Interação e Escrita no Ensino e Aprendizagem (UEM/CNPq), cuja página eletrônica apresenta toda sua produção, assim como a dos membros do grupo: www.escrita.uem.br. Atua na graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá e no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição. É, também, membro do Comitê Assessor de Lingüística e Letras da Fundação Araucária, no estado do Paraná Currículo Lattes
Publicado
2008-07-02
Como Citar
Zanini, M., & Menegassi, R. J. (2008). O aluno, o texto e o professor: as relações conflitantes na avaliação de redação de concursos vestibulares. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 21, 71-77. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v21i0.4188
Seção
Literatura e Linguística