Escravidão & reflexão & educação (Séc. XVI-XIX)
Résumé
O trabalho tem o objetivo de recuperar os discursos dos que viveram a escravidão, nos séculos XVI, XVII e início do século XVIII, e dos que falaram sobre ela, principalmente no século XIX, no Brasil. Pretende problematizar a questão das análises sobre o escravismo, uma vez que este é visto ora como instrumento que possibilita a riqueza social, ora como um erro que garante a pobreza e a injustiça. Sugerindo estudos que respondam a perguntas como a) quais as determinantes de análises tão diversas, ou b) quais os fundamentos teóricos das análises éticas que não levam em consideração o comportamento humano enquanto histórico, ressalta-se a importância, para os educadores, do aprofundamento sobre a qualidade e/ou as características dos discursos que são, atualmente, consumidos.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.