Escravidão & reflexão & educação (Séc. XVI-XIX)

  • Lizia Helena Nagel UEM
Palavras-chave: escravidão, história, tendência teórica

Resumo

O trabalho tem o objetivo de recuperar os discursos dos que viveram a escravidão, nos séculos XVI, XVII e início do século XVIII, e dos que falaram sobre ela, principalmente no século XIX, no Brasil. Pretende problematizar a questão das análises sobre o escravismo, uma vez que este é visto ora como instrumento que possibilita a riqueza social, ora como um erro que garante a pobreza e a injustiça. Sugerindo estudos que respondam a perguntas como a) quais as determinantes de análises tão diversas, ou b) quais os fundamentos teóricos das análises éticas que não levam em consideração o comportamento humano enquanto histórico, ressalta-se a importância, para os educadores, do aprofundamento sobre a qualidade e/ou as características dos discursos que são, atualmente, consumidos.

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Biografia do Autor

Lizia Helena Nagel, UEM
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Baje (1966) , especialização em Metodologia da Pesquisa em Educação pela Cenafor (1974) , mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) , doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e aperfeicoamento em Administração Acadêmica pela Universidade Federal do Pará (1975) . Atualmente é professor titular do Centro Universitário de Maringá e Consultoria do Centro Universitário de Maringá. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação, Dialética, Idealismo, Produção Teórica Contemporânea, Desenvolvimento Histórico Currículo Lattes
Publicado
2008-07-04
Como Citar
Nagel, L. H. (2008). Escravidão & reflexão & educação (Séc. XVI-XIX). Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 20, 71-76. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v20i0.4221
Seção
Educação